16 de novembro de 2012

Soundbite, morde mas nao ladra

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Um soundbite (muitas vezes erroneamente escrito "sound byte") caracteriza-se por uma frase curta e de fácil recordação, durante um discurso ou intervenção, concentrando o máximo de informação e a essência da mensagem, de forma a ser adequada para repetição mediática e sedução do receptor.

O surgimento do soundbite moderno, fica ligado, por um lado, ao desenvolvimento da comunicação política e a entrada da publicidade nas eleições, e por outro, com  a  conversão da televisão num meio de massas. O seu expoente é atingido na década de 80, através do surgimento de canais televisivos (cabo) especializados em informação. A era de Regan e Thatcher, transformou frases soltas em destacados soundbites, autónomos e simultaneamente contextualizados com as imagens televisivas.

O soundbite surge com o intuito de comunicar, de resumir a notícia por si só, ou seja, preferencialmente sem ser editado pelos meios de comunicação social ou  outros intermediários.

No jogo da política, encontrar as palavras certas, é marcar golo. Cícero era um retórico, César um redactor e Roosevelt um difusor. Todos eles foram mais do que comunicadores, e nenhum deles alcançou o sucesso apenas com as suas qualidades não-verbais, todos eles ergueram a palavra como arma de guerra. 

Ao longo dos tempos, os bons políticos, foram capazes de falar ao ouvido do eleitorado, com as palavras certas. utilização de uma comparação ou metáfora  aliteração ou mesmo um toque de onomatopeia, estimula a imaginaçãodesperta um sorriso ou faz o coração bater mais forte.

Apesar de opiniões em contrário, os bons soundbites não banalizam a política. O soundbite pode ser um meio efectivo de comunicar com os eleitores e uma arma poderosa para a oposição atingir o governo. A cautela que os políticos devem ter, é prever as possíveis ramificações  de um soundbite.

Ao longo da história política, foram muitos os sounbites que conseguiram capturar a essência de um pensamento ou ideologia que era desejado comunicar e souberam alcançar o imaginário de uma era, tornando-se assim em verdadeiros ícones culturais:

The only things we have to fear is fear itself -  Franklin Delano Roosevelt

Ask not what your country can do for you, 
ask what you can do for your country - John F. Kennedy

I have a dream - Martin Luther King

It`s morning again in America - Ronald Reagan

Read my lips: no new taxes - George Bush

I did not have sexual relations with that women - Bill Clinton

It`s the economy, stupid - James Carville

Arco da governação - Paulo Portas


O site americano hark.com apresenta-se como um arquivo de soundbites: http://www.hark.com/political-quotes

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