Um soundbite (muitas vezes erroneamente escrito "sound byte") caracteriza-se por uma frase curta e de fácil recordação, durante um discurso ou intervenção, concentrando o máximo de informação e a essência da mensagem, de forma a ser adequada para repetição mediática e sedução do receptor.
O surgimento do soundbite moderno, fica ligado, por um lado, ao desenvolvimento da comunicação política e a entrada da publicidade nas eleições, e por outro, com a conversão da televisão num meio de massas. O seu expoente é atingido na década de 80, através do surgimento de canais televisivos (cabo) especializados em informação. A era de Regan e Thatcher, transformou frases soltas em destacados soundbites, autónomos e simultaneamente contextualizados com as imagens televisivas.
No jogo da política, encontrar as palavras certas, é marcar golo. Cícero era um retórico, César um redactor e Roosevelt um difusor. Todos eles foram mais do que comunicadores, e nenhum deles alcançou o sucesso apenas com as suas qualidades não-verbais, todos eles ergueram a palavra como arma de guerra.
Ao longo dos tempos, os bons políticos, foram capazes de falar ao ouvido do eleitorado, com as palavras certas. A utilização de uma comparação ou metáfora aliteração ou mesmo um toque de onomatopeia, estimula a imaginação, desperta um sorriso ou faz o coração bater mais forte.
Apesar de opiniões em contrário, os bons soundbites não banalizam a política. O soundbite pode ser um meio efectivo de comunicar com os eleitores e uma arma poderosa para a oposição atingir o governo. A cautela que os políticos devem ter, é prever as possíveis ramificações de um soundbite.
Ao longo da história política, foram muitos os sounbites que conseguiram capturar a essência de um pensamento ou ideologia que era desejado comunicar e souberam alcançar o imaginário de uma era, tornando-se assim em verdadeiros ícones culturais:
The only things we have to fear is fear itself - Franklin Delano Roosevelt
Ask not what your country can do for you,
ask what you can do for your country - John F. Kennedy
I have a dream - Martin Luther King
It`s morning again in America - Ronald Reagan
Read my lips: no new taxes - George Bush
I did not have sexual relations with that women - Bill Clinton
It`s the economy, stupid - James Carville
Arco da governação - Paulo Portas
O site americano hark.com apresenta-se como um arquivo de soundbites: http://www.hark.com/political-quotes
Apesar de opiniões em contrário, os bons soundbites não banalizam a política. O soundbite pode ser um meio efectivo de comunicar com os eleitores e uma arma poderosa para a oposição atingir o governo. A cautela que os políticos devem ter, é prever as possíveis ramificações de um soundbite.
Ao longo da história política, foram muitos os sounbites que conseguiram capturar a essência de um pensamento ou ideologia que era desejado comunicar e souberam alcançar o imaginário de uma era, tornando-se assim em verdadeiros ícones culturais:
The only things we have to fear is fear itself - Franklin Delano Roosevelt
Ask not what your country can do for you,
ask what you can do for your country - John F. Kennedy
I have a dream - Martin Luther King
It`s morning again in America - Ronald Reagan
Read my lips: no new taxes - George Bush
I did not have sexual relations with that women - Bill Clinton
It`s the economy, stupid - James Carville
Arco da governação - Paulo Portas
O site americano hark.com apresenta-se como um arquivo de soundbites: http://www.hark.com/political-quotes
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